quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O FADO - PATRIMÓNIO IMATERIAL E CULTURAL DA HUMANIDADE

QUINTO POEMA
TÍTULO: INVOCANDO AMÁLIA

Numa guitarra peguei
só para cantar o fado,
não pude cantar, chorei,
por me lembrar do passado.

Quando a Amália morreu,
chorou todo o meu país,
que nesse dia perdeu
a melhor embaixatriz.
Em cada beco ou viela
ouvi chorar toda a Grei,
para me despedir dela
numa guitarra peguei.

A Cultura Portuguesa
que ela ao mundo nos abriu,
chorou de dor e tristeza
no dia em que ela partiu.
Foi um desgosto profundo
neste país contristado,
que ela andou por todo o mundo
só para cantar o fado.

A alma de Portugal
ia naquele caixão,
neste seu ato final
fez chorar toda a nação.
Eu, recolhi-me e a sós
à guitarra me agarrei,
embargou-se a minha voz
não pude cantar, chorei.

Voz do fado, comovida,
que terminou o seu canto...
na hora da despedida
a tristeza fez-se pranto.
Mas... ainda nos encanta
o seu registo gravado,
morre-me a voz na garganta
por me lembrar do passado.

Matos Serra

Sem comentários:

Enviar um comentário